Equipa do Projeto

Apresentação do projeto aos pais

Decorreu no passado dia 4 de Outubro, pelas 20h00, na sala do aluno da Escola Básica e Secundária de Ourém a sessão de apresentação do Projecto Bichinho da Fruta aos pais e enecarregados de educação. É com agrado que registámos uma plateia composta por cerca de 150 pessoas, uma vez que a sessão era prioritariamente destinada aos pais e encarregados de educação dos alunos do ensino pré-escolar que integram o agrupamento pela primeira vez e ainda aos alunos dos 5º e 6º anos.

 

Perante a plateia a equipa justificou a necessidade de existência de um projeto com o presente. Solicitou também a colaboração de todos os presentes para o desenvolvimento de um indispensável trabalho colaborativo no sentido de, em conjunto, atingirmos o objetivo perseguido pelo presente projeto, uma juventude mais saudável. Aproveitou ainda a oportunidade para explicar aos presentes como é realizada a avaliação nutricional e que informações se obtêm com os dados recolhidos.

 

A equipa do projeto gostaria de agradecer a atenção de todos os pais e encarregados de educação que abdicaram de algum do seu merecido tempo de repouso para nos apoiar nesta causa.

Dia Mundial da Criança

Em colaboração com a MIMOSA, a equipa do Projecto Bichinho da Fruta distribuiu pelos jardins e escolas do Agrupamento de Escolas Ourém um pacote de leite para cada aluno, contribuindo assim para as comemorações do Dia Mundial da Criança.

Concurso "Mascote Bichinho da Fruta"

Está aberto o concurso para construção de mascotes do Projecto Bichinho da Fruta. O regulamento está disponível na plataforma Moodle do Agrupamento de Escolas Ourém, na pasta dos projectos.

E os vencedores são...

1º Classificado - JI Alqueidão

Mensão honrosa - JI Olival

JI Boleiros/Maxieira

Temos uma mascote!!

Temos uma mascote. Chama-se "O Saladinha". O Saladinha é o nosso bichinho da fruta. Gosta muito de comer maçãs e de fazer grandes caminhadas pelo campo. Caminhar faz-lhe muito bem ao coração.

Ajudámos a construí-lo. Fizemos a trança que compõe o seu corpo. Não pensem que foi fácil... fizemos muiiiiiiita ginástica: baixar, levantar, passar por cima, passar por baixo. Finalmente ficou pronto.

Hoje fomos dar o 1º passeio com ele. Ele adorou! Sempre que formos passeá-lo podemos contar-vos as nossas descobertas. Aceitam?

Então até breve.

Beijinhos de legumes.

JI Moita Redonda

Frutos

Os alunos do JI de Moita Redonda com o auxílio da sua educadora, Anabela Carapita,construiram umas máscaras originais e económicas. Para isso socorreram-se de balões e reutilizaram papel de jornal. Depois foi só pintar. Digam lá que não ficaram originais e divertidas?!

Como se faz o queijo??

Curiosos como são os alunos do JI de Moita Redonda, com a sua educadora, quiseram observar como se faz o queijo. Há melhor lugar para observar todo o processo do que a casa da avó Ermelinda? Claro que não. Simpática, como sempre, a avó lá recebeu os alunos que, de olhos muito abertos, observaram todo o processo, desde a ordenha à produção do queijo propriamente dito. No fim veio o melhor, foi saborear o delicioso queijo com pão. Humm, estava mesmo bom.

O ciclo do azeite.

Os alunos do JI da Moita Redonda quiseram aprender como se produz o azeite, não pelos livros mas participando no processo que vai da apanha da azeitona até à utilização do azeite. Nesse sentido apanharam a azeitona existente no jardim da escola, juntamente com os colegas do 1º Ciclo do Ensino Básico e, com a ajuda de um pai, levaram-na ao lagar onde assistiram à transformação em azeite.

Depois de uma visita de estudo tão agradável nada como experimentar o deicioso azeite que produziram na confecção da refeição e descobrir que o "Azeite ilumina!".

JI Alqueidão

A sala do JI do Alqueidão é uma sala simpática, alegre, cheia de cor, muito bem organizada, onde os trabalhos dos meninos estão expostos com muito cuidado.

A educadora Fátima, com a ajuda da auxiliar Céu, é dinâmica e a temática da alimentação saudável é abordada  não só na sala de aulas mas também nos cabides, no corredor, nas actividades realizadas no exterior, etc.

Parabéns a estas profissionais e aos meninos que frequentam este jardim!!

JI Cercal

É de pequenino que se aprende e a provar este dito popular estão os trabalhos realizados pelos alunos e expostos nas paredes da sala do JI de Cercal.

JI Olival

Quem pode dizer que para os lados do Olival os aluno não criam trabalhos originais??

JI Gondemaria

Dia Mundial da Alimentação

Os alunos da Sala 1 do Jardim de Infância de Gondemaria e respectivas famílias, em resposta a um convite da Educadora Irene Serra elaboraram um conjunto de trabalhos sobre a roda dos alimentos, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação.

Nestes trabalhos, de dimensão livre, foram utilizados os mais diversos materiais, esferovite, pasta de papel, materiais recicláveis, etc.

A brincar também se aprende e assim, solicitando a colaboração dos pais, se sensibilizam os mais velhos para as questões relacionadas com a necessidade de desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis, na escola e em casa.

Caminhada saudável

No âmbito das comemorações do mês do coração, Maio, os alunos do JI e da escola do 1º CEB de Gondemaria convidaram os idosos do Centro de Dia para uma ocasião de convívio salutar através da realização de uma caminhada saudável pelas ruas da loclidade lembrando assim os benefícios do exercício físico para o bem-estar de qualquer pessoa.

É carnaval

Na passada sexta feira, 4 de Março, os alunos do JI de Gondemaria, sala 2, fizeram o seu desfile de  Carnaval  pelas ruas da Gondemaria e o tema escolhido foi "Alimentação Saudável". realizaram um concurso de mascarados alusivo ao tema e os resultados estão á vista, parabéns aos pais que tanto se dedicaram na confecção dos fatos. Aqui está a vencedora do concurso do pré escolar Filipa Gomes ( 4 anos ).

A água

Os alunos da Sala 1, sob orientação da educadora Irene Serra realizaram um conjunto de experiências para observarem as características da água, estados de conservação da água, como fazê-la passar de um estado para outro, propreidades da água, etc. Com estas experiências fáceis e divertidas estes alunos aprenderam a dar outro valor à água que bebem todos os dias.

Como funciona o corpo humano?

Intrigados, os alunos da sala 1 com a ajuda da educadora Irene Serra foram à descoberta e no final desenharam o corpo humano.

A nossa sala

Os alunos da sala 2 do JI de Gondemaria, sob as indicações da educadora Jacinta Santos decidiram dedicar-se, no início deste segundo período lectivo à decoração.

Decoraram logo em Janeiro as suas coroas de Reis com cascas de nozes que pintaram e decoraram a sala com palhacinhos feitos por elas para comemorar o Carnaval que se aproxima.

A educadora propôs ainda aos alunos que, em colaboração com os pais, elaborassem receitas saudáveis com a utilização de alimentos à sua escolha.

Parabéns à educadora pelas ideias e pela capacidade de mobilizar os pais dos alunos para as actividades do Projecto Bichinho da Fruta.

A nossa horta

Os alunos da Sala 1, sob orientação da educadora Irene Serra começaram por desenhar uma horta e "plantar" e "colher um conjunto variado de frutas e vegetais. Como estes produtos da "terra" não tinham cheiro nem sabor, acharam por bem criar uma horta real  num pedaço de terreno disponível junto da escola. O que será que plantaram? Quando fizerem a colheita, o que vão fazer com os produtos? Uma deliciosa sopinha, umas saborosas sandes, uma fresquíssima salada? Seja o que for com certeza será delicioso, com produtos tão fresquinhos e saudáveis.

Pinheirinho cheiroso

Os alunos da sala 2 do JI de Gondemaria, com a educadora Jacinta Santos, decoraram a sala de aula e o pinheirinho da escola com motivos em que a alimentação estivesse presente. Para além de frutas diversas utilizaram pau de canela, cravinho da Índia e flor de anis o que impregnou a sala com um cheirinho...

JI Cova da Iria

Como podemos observar através deste conjunto de fotografias os trabalhos apresentados pelos alunos do JI de Cova da Iria são diversificados e originais.

Continuem com o excelente trabalho!!

JI Fátima

Apesar do frio que se fazia sentir no exterior, dentro da sala do JI de Fátima havia muito calor (humano). Como podem constatar pelos trabalhos realizados pelos alunos a temática da alimentação saudável não se resume à comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Um projecto

Grupo de Educação Física

Com o apoio de: