2012 - 2013

Alimentação saudável e económica para pais e filhos

4 fevereiro

A convite da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves a equipa do projeto dinamizou, com a colaboração da nutricionista Joana Faria, uma sessão informativa para os membros desta associação sobre alimentação saudável e económica para pais e filhos. Nesta palestra abordaram-se as problemáticas relacionadas com a obesidade infantil, hábitos alimentares, regras a seguir na confeção e apresentação de refeições, entre outros.

Para os mais interessados, podem descarregar a apresentação.

Alimentação saudável e económica.pdf
Adobe Acrobat Document 3.7 MB

 

 

 

 

A equipa do Projecto Bichinho da Fruta, em colaboração com a Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Ourém e a Câmara Municipal de Ourém, vai deslocar-se ao Mercado de Freixianda para aí realizar, de forma gratuíta, rastreios de glicémia capilar, tensão arterial e fazer uma avaliação nutricional das pessoas que se deslocarem ao espaço da atividade

Avaliação nutricional

Foi com agrado, e algum frio, que a equipa do projeto, na companhia da enfermeira Raquel Marques e da Técnica de Nutrição da Câmara Municipal de Ourém, Mónica, Vale se deslocaram no período da manhã até ao recinto onde é organizado o mercado em Freixianda. Com alguma estranheza, e depois com agrado, esta equipa foi recebida pela população local que acabou por colaborar sproveitando a ocasião para fazer um pequeno check-up, controlando os níveis de glicémia capilar, vendo os valores de tensão arterial, fazendo uma avaliação nutricional e obtendo alguns conselhos e dicas sobre alimentação saudável, atividade física tendo em vista a implementação de hábitos de vida mais saudáveis.

Da avaliação nutricional efetuada aos 76 participantes (47 senhoras e 29 senhores) podemos constatar que 10 das pessoas avaliadas se encontram dentro dos valores normais, mas, facto preocupante encontrámos 66 pessoas (39 senhoras e 27 senhores), 86,8% das pessoas avaliadas, apresentam excesso de peso sendo que destas, 43,3% são obesas tal como se pode verificar no gráfico anexo.

Jovens ativos, comunidade ativa

18 de outubro

Numa deslocação identica, mas ao Mercado Municipal de Ourém, a mesma equipa agora acompanhada também pela técnica de Nutrição Marta Oliveira, que colabora com a equipa do projeto, avaliou 101 pessoas (49 do género feminino e 52 do género masculino).

A esta equipa juntaram-se também os alunos das turmas 12º E e PM10 que, junto intervindo da população, tentou sensibilizar as pessoas para a necessidade de adoção e manutenção de hábitos de vida mais saudáveis.

De entre as pessoas avaliadas encontrámos 16 pessoas com peso ajustado à altura e 84 pessoas com excesso de peso (38 do género feminino e 46 do género masculino), o que representa 83,17% da população avaliada tal como se pode constatar no gráfico.

2011 - 2012

Vida Hipersaudável

6 de junho

A equipa Bichinho da Fruta proporcionou a um conjunto de séniores do concelho de Ourém a oportunidade de assistir, no final do dia, a uma pequena palestra interativa sobre alimentação saudável e espreitar a retaguarda da loja ModeloContinente, verificando o cumprimento, por parte da loja, das regras de higiene e segurança alimentar, segurança do trabalho e reciclagem de materiais não necessários ou em fim de vida.

Nesta atividade participaram 21 seniores, 15 senhoras e 6 simpáticos senhores.

Jovens ativos comunidade ativa

19 de abril 2011

Inserido no programa da Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Ourém, a equipa do Projecto Bichinho da Fruta, em colaboração com a nutricionista Cláudia Ribeiro da Câmara Municipal de Ourém e as enfermeiras Raquel Marques e Adriana do Núcleo de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Ourém, deslocaram-se mais uma vez às instalações do mercado municipal para proceder a avaliações gratuítas à população de tensão arterial, diabetes e proceder à sua avaliação nutricional (peso e altura para análise do IMC).

No desenvolvimento desta atividade a equipa do projeto contou ainda com a indispensável colaboração dos alunos das turmas PM10 e 11º B da Escola Básica e Secundária de Ourém que com o seu empenho, dedicação, animação e boa disposição animaram a manhã de muitas pessoas enquanto as alertavam para a necessidade de proceder com frequência a rastreios de saúde.

Das 151 pessoas que se deslocaram ao espaço do projeto 122 apresentam excesso de peso (70 pré-obesos e 51 obesidade de grau I e 1 pessoa apresenta obesidade de grau III).

13 de outubro 2011

Nesta deslocaçãoao mercado municipal de Ourém a equipa do Projecto Bichinho da Fruta com a colaboração das enfermeiras Raquel Marques e Ana Isabel da unidade de cuidados à comunidade do Centro de Saúde de Ourém, nutricionista Cláudia Ribeiro da Câmara Municipal de Ourém, alunos das turmas PM10 e 11º B e professora Inês Marques da Escola Básica e Secundária de Ourém procederam ao rastreio das pessoas que se deslocaram ao espaço do projeto.

Das 179 pessoas avaliadas, 86 do sexo masculino e 93 do sexo feminino constatámos que 86,06% apresentam excesso de peso, sendo 42,46% destas obesas.

Gráfico da análise nutricional efetuada em 13/10/2011 no mercado municipal de Ourém
Gráfico da análise nutricional efetuada em 13/10/2011 no mercado municipal de Ourém

2010 - 2011

Jovens ativos comunidade ativa

7 de abril 2011

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde a equipa do Projecto Bichinho da Fruta foi, acompanhada por alunos das turmas C, D, F do 12º ano da Escola Básica e Secundária de Ourém, em parceria com o Centro de Saúde de Ourém efectuar ratreios gratuítos à população nas instalações do Mercado Municipal de Ourém.

Resultados obtidos:

Avaliados 228 individuos (93 do género masculino e 135 do feminino) podemos constatar valores preocupantes nas categorias de pré-obesidade e Obesidade I que vêm reforçar a necessidade de repetir esta ação como forma de sensibilização da população do concelho para a problemática da Obesidade.

14 de outubro 2010

Integrada nas comemorações, na escola sede, da Semana da Alimentação Saudável e Atividade Física, a equipa do Projecto Bichinho da Fruta foi, acompanhada por alunos das turmas C, e D do 12º ano da Escola Básica e Secundária de Ourém, em parceria com o Centro de Saúde de Ourém efectuar ratreios gratuítos à população nas instalações do Mercado Municipal de Ourém.

Resultados obtidos:

Avaliados 152 indivíduos, 84 do sexo masculino e 68 do sexo feminino, os resultados do Indíce de massa corporal revelam valores de frequência preocupantes na categoria de pré-obesidade com um total de 65 casos (40 masculinos e 25 femininos) e na obesidade I, II e III com valores de frequência totais de 56 indíviduos (30 masculinos e 26 femininos).

Papamilhas

No campo de ação do Projecto Bichinho da Fruta foi criado o grupo de caminhada Papamilhas. Este grupo tem como objetivo incentivar a população adulta de Ourém a desenvolver hábitos de prática de atividade física regular num ambiente de convívio e descontração.

Embora tenha iniciado com um núcleo de professores do Agrupamento de Escolas Ourém, é um grupo aberto à participação de qualquer pessoa interessada em caminhar num ambiente descontraído onde o convívio e a boa disposição são uma constante.

 

Para te juntares a nós basta aparecer:

Local de concentração: ArteCaffé

Hora de partida: 18h30

Hora de chegada: entre as 19h30 e as 20h00

1ª caminhada 2011/2012 - 6ª feira 23 de setembro

Dias de caminhada: 3ª e 5ª

 

"1 passo 1 sorriso!"

Um projecto

Grupo de Educação Física

Com o apoio de: