VI Feira dos Sentidos

2 de dezembro

Celebra-se a 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Este dia foi marcado no calendário para que possamos refletir e avaliar sobre as batalhas diárias que enfrentam as pessoas com deficiência.

Com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para estas dificuldades a equipa do Projecto BIchinho da Fruta, em colaboração com os professores de Educação Física vai, uma vez mais, realizar a VI Feira dos Sentidos. No decurso do período da manhã são propostos aos alunos um conjunto de situações lúdicas que evidenciam as dificuldades que sentimos em realizar algumas tarefas da vida diária quando não pudemos recorrer aos meios que normalmente utilizamos para as superar.

Sobe e desce

16 de novembro

Para comemorar o Dia Mundial do Não Fumador que se celebra a 17 de novembro, a equipa do projeto, em colaboração com os docentes, Paulo Durão, Sandrina Cordeiro e Vítor Delgado, do grupo disciplinar de Educação Física, apresentou aos alunos da escola o Sobe e Desce. Este desafio consistia em realizar um percurso que passava por todos os lanços de escadas existentes dentro do recinto escolar. O objetivo era subir e descer o maior número possível de degraus, dentro do recinto escolar, no mais curto espaço de tempo.

Devido à chuva houve necessidade de limitar o percurso e também o número de participantes. Assim a participação foi limitada às turmas que se encontravam na aula de Educação Física, 8ºC, 11ºA e PGD11, num total de 50 participantes.

Primeiros classificados - Masculino

Primeiros classificados - Feminino

Faz greve à Diabetes

14 de novembro

A exemplo de anos anteriores a equipa do Pojecto Bichinho da Fruta comemorou a data com o intuito de alertar os membros da comunidade escolar para esta problemática. No presente ano, decidimos juntar-nos à greve nacional marcada para esta data e promover junto da comunidade docente da escola uma Greve Saudável à Diabetes oferecendo um cartão identificativo, preso a uma fita azul (cor da diabetes).

A equipa do projeto convidou, no início do ano letivo, os alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, 11º ano, a elaborar cartazes que sensibilizassem a comunidade educativa para a diabetes. Os cartazes apresentados foram expostos numa vitrina anexa à do projeto e estarão em exposição até ao final do mês de novembro.

Diabetes em Portugal.pdf
Adobe Acrobat Document 114.6 KB
Fatores de risco.pdf
Adobe Acrobat Document 241.3 KB
Fatores de risco 2.pdf
Adobe Acrobat Document 300.9 KB
Prevenção.pdf
Adobe Acrobat Document 440.9 KB
Como prevenir.pdf
Adobe Acrobat Document 272.9 KB
Sintomas.pdf
Adobe Acrobat Document 331.4 KB
Sintomas 2.pdf
Adobe Acrobat Document 120.5 KB

Os cartazes apresentados foram expostos numa vitrina anexa à do projeto e estarão em exposição até ao final do mês de novembro.

III Semana da Alimentação Saudável e Atividade Física

15 a 19 de outubro

Uma vez mais a equipa do Projecto Bichinho da Fruta vai organizar, no decurso da III Semana da Alimentação Saudável e Atividade Física que decorre entre 15 e 19 de outubro, um conjunto diversificado de atividades destinadas à população escolar e local de Freixianda e da escola sede. Com estas atividades pretendemos sensibilizar as comunidades educativas e locais para a necessidade e a importância de adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

2ª feira - 15 de outubro

Durante toda a semana decorrerá o concurso - Ingrediente Secreto - onde é pedido aos alunos que consumam as sopas servidas no refeitório da escola, as saboreiem tentando identificar o maior número possível de ingredientes e depois submetam as suas propostas para o mail do projeto. A todos os participantes será atribuída uma lembrança e a quem acertar no maior número de ingredientes será oferecido um prémio. Este concurso decorrerá nas escolas EB 2/3 de Freixienda e na Escola Básica e Secundário de Ourém, estando aberto à participação de todos os alunos.

As alunas que acertaram no maior número de ingredientes, ex-equo foram: Beatriz Sousa, Luísa Santos e Rafaela Sousa do 6º C a quem foi entregue um porta-chaves com frutos como lembrança da sua participação no desafio.

 

 

 

A equipa do Projecto Bichinho da Fruta, em colaboração com a Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Ourém e a Câmara Municipal de Ourém, vai deslocar-se ao Mercado de Freixianda para aí realizar, de forma gratuíta, rastreios de glicémia capilar, tensão arterial e fazer uma avaliação nutricional das pessoas que se deslocarem ao espaço da atividade.

Foi com agrado, e algum frio, que a equipa do projeto, na companhia da enfermeira Raquel Marques e da Técnica de Nutrição da Câmara Municipal de Ourém, Mónica Vale se deslocaram no período da manhã até ao recinto onde é organizado o mercado em Freixianda. Com alguma estranheza, e depois com agrado, esta equipa foi recebida pela população local que acabou por colaborar aproveitando a ocasião para fazer um pequeno check-up, controlando os níveis de glicémia capilar, vendo os valores de tensão arterial, fazendo uma avaliação nutricional e obtendo alguns conselhos e dicas sobre alimentação saudável e atividade física tendo em vista a implementação de hábitos de vida mais saudáveis.

Da avaliação nutricional efetuada aos 76 participantes podemos constatar que 10 pessoas se encontram dentro dos valores normais, mas, facto preocupante, encontrámos 66 pessoas (86,8%) com excesso de peso sendo que destas, 43,3% são obesas tal como se pode verificar no gráfico anexo.

3ª feira - 16 de outubro

 

 

 

 

 

Através da atividade - TuttiFrutti -  equipa do projeto disponibilizará, no intervalo das 10h15, na sala do aluno, um conjunto diversificado de formas divertidas de ingerir fruta fresca num esforço de sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de incrementar a ingestão de frutas na população estudantil.

Foram diversificadas e muito divertidas as formas encontradas pela equipa do projeto para sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de consumo de frutas como meio de manter níveis de saúde adequados às exigências de uma vida académica saudável.

Gostaríamos de agradecer aos alunos Ana Isabel Silva, Ana Rita Marques, Beatriz Martins,  Catarina Gomes, Cátia Alves,  Daniela Costa, Davide Pereira, Dulce Neves, Jessica Belloso e Márcia Sousa pela colaboração prestada sem a qual o êxito da atividade estaria comprometido.

A adesão foi grande e as frutas disponibilizadas voaram no intervalo das 10h15 na sala do aluno.

4ª feira - 17 de outubro

Uma vez mais a equipa do projeto, em colaboração com os professores do grupo disciplinar de Educação Física, promoverá a atividade - Mexe e Remexe - proporcionando, nas suas aulas, a utilização dos Jogos Infantis disponibilizados nos pátios do recinto escolar, incentivando assim a sua utilização no futuro e o incremento da prática de atividade física nos períodos de intervalo e almoço.

Devido às condições meteorológicas adversas à prática da atividade física em recintos descobertos em condições de salvaguardar a segurança e integridade física dos participantes durante todo o dia, os jogos tiveram de ser realizados apenas no recinto coberto disponível para o efeito, o pavilhão municipal de Ourém, o que limitou o número de participantes e o tipo de jogos a realizar.

5ª feira - 18 de outubro

Em estreita colaboração com a Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Ourém e a Câmara Municipal de Ourém, a equipa do projeto organizará mais uma edição da atividade - Jovens ativos comunidade ativa - nas instalações do mercado Municipal de Ourém,

Para a realização da atividade a equipa do Projecto Bichinho da Fruta conta com a colaboração dos alunos das turmas 12º E e do Curso Profissional de Marketing da Escola Básica e Secundária de Ourém para, através de um contacto próximo com as pessoas, as sensibilizar para a necessidade de implementar e manter hábitos de vida mais saudáveis.

Em mais uma deslocação, ao Mercado Municipal de Ourém, a mesma equipa que se deslocou às instalações do mercado de Freixianda na segunda feira, agora acompanhada também pela técnica de Nutrição Marta Oliveira, que colabora com a equipa do projeto, avaliou 101 pessoas (49 do género feminino e 52 do género masculino).

A esta equipa juntaram-se também os alunos das turmas 12º E e PM10 que, intervindo junto da população, tentaram sensibilizar as pessoas para a necessidade de adoção e manutenção de hábitos de vida mais saudáveis.

De entre as pessoas avaliadas encontrámos 16 pessoas com peso ajustado à altura e 84 pessoas com excesso de peso (38 do género feminino e 46 do género masculino), o que representa 83,17% da população avaliada tal como se pode constatar no gráfico.

6ª feira - 19 de outubro

Num esforço para incrementar os hábitos de atividade física dos alunos que frequentam a Escola Básica e Secundária de Ourém, a equipa do projeto organizará a atividade - Schoolcaching - uma adaptação do Geocaching à realidade escolar.

Nesta atividade, durante os intervalos escolares, os alunos seguirão um conjunto de pistas que os conduzirão a diversos locais do recinto escolar onde deverão encontrar a pista que os direciona para o local seguinte até encontrar o tesouro final.

Com a colaboração dos professores de Educação Física da Escola Básica e Secundária de Ourém, todos os alunos com aulas de Educação Física no dia de sexta feira participaram na atividade. Acresceram os alunos das turmas 5º B, C, D e 6º A, B, C, D, organizados em equipas de 3 e 4 elementos num total de 312 participantes de todos os níveis de ensino.

Apresentação do projeto aos pais

4 e 12 de outubro

Tendo em conta a nova realidade escolar do AEO - Agrupamento de Escolas Ourém, com a agregação das escolas que integram o território educativo de Freixianda, a equipa do Projecto Bichinho da Fruta, vai dinamizar duas sessões de apresentação do projeto aos pais e encarregados de educação dos alunos que integram o AEO. Assim decorrerá uma primeira sessão no auditório da escola sede no dia 4 de outubro pelas 20h00 e na Escola Básica 2/3 de Freixianda no dia 12 de outubro pelas 19h00.

A equipa do projeto gostaria de agradecer a presença dos, poucos mas interessados, pais e encarregados de educação que abdicaram do seu serão tranquilo em casa para nos ouvir falar do Projecto Bichinho da Fruta.

A equipa aproveitou a oportunidade para, no início da palestra, informar os pais da realização de alguns workshops programados para o presente ano letivo, em particular do Miúdos e Graúdos na cozinha em que contaremos com a colaboração do Chef Hernâni Ermida.

Durante, e após, a apresentação os momentos de interação da equipado projeto com os pais presentes foram muito agradáveis e frutuosos. No final da palestra foi disponibilizada uma cesta de frutas tendo os presentes sido convidados a retirar uma peça, ou mais, promovendo assim o consumo de produtos frutícolas.

Novo espaço de convívio saudável

1 de setembro

Para tornar mais agradável o espaço de convívio existente na sala do aluno da escola sede do AEO a equipa do Projeto Bichinho da Fruta construiu uns sofás e uma mesa originais para, também através deste meio, divulgar junto dos alunos a sua existência e fazer passar a mensagem da necessidade de adoção e manutenção de hábitos de vida saudáveis.

A equipa lamenta, no entanto, o uso abusivo, por parte de alguns alunos, dos sofás e mesa disponibilizados que obrigou a direção do agrupamento a mandar retirá-los do local, no final do primeiro dia, impedindo assim a sua utilização por parte dos alunos que sabem respeitar o que lhes é proporcionado, com educação e respeito.

Como o comportamento destes alunos melhorou, de forma substancial, fomos autorizados pela direção do agrupamento a recolocar os sofás e a mesa no cantinhosaudável. A equipa do projeto deseja que este seu contributo para o bem-estar dos alunos na escola seja, nesta ocasião, mais bem recebido, cuidado e respeitado ou estes objetos serão retirados de forma definitiva.

Um projecto

Grupo de Educação Física

Com o apoio de: