2011-2012

Vida Hipersaudável - 6º ano

6 de junho

A equipa Bichinho da Fruta proporcionou, aos alunos do 6º ano de escolaridade do agrupamento, a oportunidade de passar uma tarde diferente, assistindo a uma pequena palestra interativa sobre alimentação saudável e espreitando a retaguarda da loja ModeloContinente de Ourém.

Nesta atividade participaram 56 alunos dos 67 que frequentam o 6º ano de escolaridade como se pode constatar no gráfico.

 

Dia Mundial da Criança

1 de junho

Um dia sempre agradável para miúdos e graúdos, pois se uns ainda não são crescidos outros acarinham a criança dentro de si!

 

A comemoração desta data, para além de ressalvar a importância de cuidarmos dos direitos da criança, deve ser um espaço de festa, partilha de experiências e realização de atividades em conjunto.

 

O Bichinho da Fruta promoveu um desafio de atividade física em que os alunos brincaram, interagiram em equipa, colaboraram uns com os outros e na meta todos foram premiados com muita diversão e a prendinha que todos mereceram face ao (des)empenho demonstrado na condução das lagartinhas.

Dia Mundial sem tabaco

31 de maio

Relembrámos os riscos de saúde associados ao consumo de tabaco, uma vez que esta é a segunda causa de morte, em todo o mundo, e é atualmente responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos.

 

Neste dia, criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde, toda a comunidade está desperta para a assimilação de mensagens alusivas à problemática do tabagismo, sendo de salientar a importância do conhecimento dos riscos associados e da dimensão que o seu consumo atinge ao nível da saúde da população mundial, apesar de ser uma prática para a qual a prevenção é relativamente fácil e apenas depende do empenho de cada um de nós.

 

Neste contexto, o Bichinho da Fruta promoveu eventos na nossa escola a fim de sensibilizar a comunidade educativa e promover a consciência dos malefícios desta dependência, sobretudo nos jovens que, naturalmente curiosos, se inserem numa idade propícia à experimentação e exploração de novas sensações.

Construímos uma faixa alusiva à data e uns pulmões ecológicos, representativos de todos os não fumadores, que afixámos no portão de acesso à escola para alertar a população escolar para a data.

 

Aos alunos do 2º CEB distribuímos um relógio que alerta para os malefícios do consumo de tabaco, onde se incluem um conjunto de desenhos representativos do que sente um aluno fumador ao longo do seu dia-a-dia escolar.

Dia Aberto do AEO

18 de abril

Para o Dia Aberto do Agrupamento de Escolas Ourém a equipa do Bichinho da Fruta, em colaboração com o grupo disciplinar de Educação Física construiu um percurso de destrezas motoras diversificadas para exploração por parte dos alunos do Jardim Infantil de Ourém e do 4º ano de escolaridade das diversas escolas que integram o agrupamento.

 

Para o desenvolvimento desta atividade contou ainda com a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva.

Dia Mundial da Água

22 de março

...bem indispensável à vida e cada vez mais escasso. Recurso energético não poluente, a água assume nos dias de hoje um papel preponderante na nossa qualidade de vida.

 

Já te imaginaste a ter de racionar o uso de água? Para evitar que isso aconteça temos de sensibilizar toda a população mundial para a necessidade de preservar as  reservas de água potável - cada vez mais escassas! - que existem no planeta, e reduzir o desperdício.

 

Com este propósito desafiámos os alunos do Curso de Artes, turma 12º F, a conceber instalações artísticas que salientem a importância da água na nossa vida do dia-a-dia.

 

Colabora connosco para um planeta mais saudável!

Dia Mundial da Árvore

21 de março

A equipa do Projecto Bichinho da Fruta comemorou este dia com a construção de uma árvore que foi afixada no chão do átrio de entrada da nossa escola para lembrar a todos a importância cada vez maior que assume a árvore e, consequentemente, a floresta na qualidade da nossa vida diária: a árvore como matéria prima e energia, como fonte de oxigénio assumindo um papel preponderante na qualidade do ar que respiramos, como fonte de alimento proporcionando-nos uma variedade de frutos que podemos saborear, como elemento de bem estar através da sombra que nos proporciona num belo dia de verão, como protetora da vida proporcionando abrigo para os animais que habitam a floresta, etc., etc., etc.

Vida Hipersaudável - 5º ano

18 de janeiro

A equipa Bichinho da Fruta proporcionou, aos alunos do 5º ano de escolaridade do agrupamento, a oportunidade de passar uma tarde diferente, assistindo a uma pequena palestra interativa sobre alimentação saudável e espreitando a retaguarda da loja ModeloContinente de Ourém.

Nesta atividade participaram 43 alunos dos 60 que frequentam o 5º ano de escolaridade e manifestaram interesse em participar na atividade como se pode constatar no gráfico.

Dia mundial da Diabetes

14 de novembro

No âmbito das comemorações deste dia vai ser projetado no hall de entrada um pequeno filme realizado pela enfermeira Raquel Marques do Centro de Saúde de Ourém para sensibilizar a comunidade educativa para esta doença que afeta, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 346 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

Paralelamente, vão ser distribuídos autocolantes com informação sobre sinais de alerta, fatores de risco e formas de prevenção, nos intervalos do período da manhã.

II Semana da alimentação saudável e atividade física

10 a 14 de outubro

 

 

 

 

 

 

 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a equipa do Projecto Bichinho da Fruta propõe-se desenvolver um conjunto diversificado de ações com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de adoção de hábitos de vida saudáveis nomeadamente ao nível da alimentação e atividade física.

 

As ações decorrerão pelos diversos espaços da escola durante toda a semana. Para mais informações podes também consultar os cartazes afixados pela escola.

2ª feira

 

A equipa do Projecto Bichinho da Fruta propõe-te o desafio de encontrares nomes originais para os teus espaços, nomeadamente para o refeitório e o bufete, tentando contribuir, desta forma, para que te sintas melhor num espaço que te é dedicado.

 

Lê o regulamento afixado na escola e participa enviando as tuas propostas para o mail do bichinho.

 

 

Queres saber mais sobre alimentação saudável?

 

A equipa do Projecto Bichinho da Fruta disponibiliza, na sala do aluno, o jogo da alimentação saudável. Podes aprender mais enquanto jogas com os teus amigos.

 

Para jogar só tens de pedir os cartões necessários à funcionária de apoio ao bufete.

 

Diverte-te e no final não te esqueças de devolver os materiais.

3ª feira

Uma surpresa será distribuída a quem fizer uma refeição equilibrada, completa e saudável no refeitório da escola.

 

Qual será a surpresa?

 

Tens de aguardar e logo verás!!

 

 

 

Também no refeitório encontrarás um conjunto de dicas sobre alimentação saudável e atividade física.

 

Consulta as maçãs e segue os seus conselhos para uma vida mais ativa e saudável.

4ª feira

Ainda na escola, mas nos pátios exteriores encontrarás desenhados no chão um conjunto de jogos tradicionais portugueses que poderás utilizar para te divertires nos intervalos de uma forma saudável.

 

Para jogares estes jogos deverás consultar as suas regras de utilização e as regras do próprio jogo que estarão afixadas junto aos mesmos.

 

Os materiais necessários à sua utilização encontram-se no armário dos jogos do bichinho, no rés-do-chão do bloco C. Pede à funcionária de apoio ao bloco os materiais e diverte-te com os teus amigos.

 

No final não te esqueças de devolver os materiais.

 

 

 

No refeitório encontrarás uma decoração diferente nas mesas e nos individuais de tabuleiro com algumas propostas de atividades para te divertires, depois de almoçar.

 

Observa comatenção as imagens e segue as suas instruções. no final deverás ter obtido um qualquer origami para te divertires, mas não nas aulas!!

5ª feira

 

Integrada na II Semana da alimentação saudável e atividade física a ação jovens ativos comunidade ativa em que a equipa do projeto, na companhia de enfermeiras do Centro de Saúde de Ourém e de alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária de Ourém estarão presentes nas instalações do mercado Municipal para efetuar, gratuitamente, rastreios de:

     avaliação nutricional;

     glicemia capilar;

     tensão arterial.

6ª feira

Serão divulgados à comunidade escolar os resultados do concurso da mascote lançado no ano letivo anterior.

 

Este concurso destinado aos alunos do ensino pré-escolar, 1º e 3º ciclo do ensino básico propunha a realização, em três dimensões, de mascotes relativas ao projeto.

As mascotes apresentadas são originais e muito divertidas.

 

Para saber mais procura-as no refeitório da escola sede a partir de 4ª feira.

 

 

Com o intuito de (in)formar a comunidade escolar para os benefícios de uma escolha alimentar correta, a equipa do Projecto Bichinho da Fruta disponibiliza informação nutricional dos produtos alimentares à venda no bufete e máquinas de distribuição automática da Escola Básica e Secundária de Ourém que permite a todos os alunos, técnicos e professores fazer escolhas alimentares mais informadas e corretas através do placard 8 ou 80 afixado na sala do aluno.

Apresentação do projeto aos pais

4 de outubro

Decorreu no passado dia 4 de Outubro, pelas 20h00, na sala do aluno da Escola Básica e Secundária de Ourém a sessão de apresentação do Projecto Bichinho da Fruta aos pais e enecarregados de educação.É com agrado que registamos uma plateia composta por cerca de 150 pessoas, uma vez que a sessão era prioritariamente destinada aos pais e encarregados de educação dos alunos do ensino pré-escolar que integram o agrupamento pela primeira vez e ainda aos alunos do 5º e 6º anos.

 

Perante a plateia a equipa justificou a necessidade de existência de um projeto com o presente. Solicitou também a colaboração de todos os presentes para o desenvolvimento de um indispensável trabalho colaborativo no sentido de, em conjunto, atingirmos o objetivo perseguido pelo presente projeto, uma juventude mais saudável. Aproveitou ainda a oportunidade para explicar aos presentes como é realizada a avaliação nutricional e que informações se obtêm com os dados recolhidos.

 

A equipa do projeto gostaria de agradecer a atenção de todos os pais e encarregados de educação que abdicaram de algum do seu merecido tempo de repouso para nos apoiar nesta causa.

Como disse?

26 de setembro

No âmbito das comemorações do Dia Europeu das Línguas, a Equipa do Projecto Bichinho da Fruta, lança a toda a comunidade escolar da escola sede o desafio de tentar identificar não só as frases apresentadas nas línguas portuguesa, inglesa e francesa, mas o seu significado.

 

Para aqueles que, por qualquer motivo, não podem deslocar-se à escola sede e gostaríam de participar aqui deixamos as frases expostas.

A equipa do projeto gostaria de agradecer a indispensável colaboração das colegas Lurdes Ferreira (Português), Mª Fátima Reis (Inglês) e Rosalinda Pascoal (Francês).

PeddyBus

23 de setembro

O PeddyBus é uma lagarta de crianças que caminham juntas até à escola sob a supervisão de adultos que as acompanham no percurso casa-escola. Com esta atividade pretendemos criar alternativas concretas e saudáveis de locomoção ensinando as crianças a circular em segurança na via pública, ajudando-as a entender o exercício físico como uma atividade divertida e de bem-estar e dando-lhes um meio ambiente mais saudável e um ar mais puro para respirar.

Esta atividade, destinada aos alunos que frequentam o 5º e 6º ano de escolaridade, decorrerá no próximo dia 23 de setembro (6ª feira), com partida de diversos pontos da cidade por volta das 8h00 e deslocação em grupo até às instalações da Escola Básica e Secundária de Ourém. Os alunos serãoacompanhados durante os trajectos por professores da escola.

 

Os percursos abrangidos pelas lagartas encontram-se assinalados no mapa com as cores vermelho e verde. Haverá uma concentração junto à Câmara Municipal de Ourém, por volta das 8h20 para junção das duas lagartas e chegada em conjunto à escola antes do início das aulas.


As quadrículas amarelas assinaladas no mapa correspondem aos locais de paragens da lagarta para recolha de alunos, por volta das horas aí indicadas. Nestas paragens estarão, identificados com Tshirts verdes, os alunos da turma PA09 encarregues de zelar pela segurança dos participantes aí concentrados durante a atividade.

Uma forma diferente e muito mais saudável de ir até à escola. Conhecemos novos caminhos, fizemos novos amigos, cantámos, foi uma festa! As fotos comprovam-no, a repetir.

A Equipa do Projecto Bichinho da Fruta gostaría de, por este meio, agradecer a todos os envolvidos na realização desta atividade. Pais, alunos do 5º e 6º ano, alunos da turma PA09 (Daniela, Raquel, Patrícia Silva, Cátia Vieira, Débora, Patrícia Couto, Ana Cecília, Bárbara, Ana Patrícia, Joana, Ana Margarida, Susana Pinto, Andreia Silva, Susana Reis, Andreia Mimoso) e aos professores Paulo Durão, Inês Marques, Cristiano Calado, Isabel Nunes, Helena Nunes, Helena Salgueiro e Lurdes Ferreira.

2010-2011

Dia aberto

5 e 7 de abril

Para as comemorações do Dia Aberto do Agrupamento de Escolas Ourém a equipa do projeto propôs aos alunos que frequentam o 4º ano de escolaridade nas diversas escolas do mesmo a realização de um percurso com o objetivo de alertar estes alunos para os problemas que podem surgir quando se circula, como peão ou como motorista, numa via pública. 

Para a realização deste percurso criou, com a ajuda dos alunos do Curso Profissional de Animação Social, um conjunto de veículos originais que permitissem motivar os alunos para as questões da Prevenção Rodoviária.

No final do percurso foi atribuída uma carta de condução a todos os que realizaram o percurso cumprindo com as regras de trânsito.

Concurso da lancheira

Este concurso destina-se aos alunos que frequentam a disciplina de Área de Projecto do Curso Cientifico Humanístico de Artes.

 

Dimensões do objecto – As dimensões da lancheira deverão ter em conta o público a que se destina (crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico). O projecto deverá ser apresentado em folhas com dimensão não superior a A3.

Materiais a utilizar – O(s) material(is) utilizado(s) na construção do protótipo deverá(ão) ser leve(s), resistente(s), amigo(s) do ambiente e possibilitar a posterior decoração (pintura, colagem,…) da lancheira por cada aluno a quem for distribuída. Deverá ainda ser tida em conta a possibilidade de posterior produção industrial do objecto concebido.

Especificidades – O(s) projecto(s) e protótipo(s) devem incluir na face frontal da lancheira o logótipo do Projecto Bichinho da Fruta. Este logótipo pode ser descarregado da plataforma Moodle da escola.

Cada aluno, individualmente e/ou em grupo, poderá apresentar o número de projectos e protótipos que desejar.

Projeto vencedor

empreEscolas-IGLOTURTLE.pptx
Microsoft Power Point Presentation 3.7 MB

Dia Mundial da Diabetes

14 de novembro

Para sensibilizar a comunidade escolar para a problemática da Diabetes, doença muitas vezes asociada ao excesso de peso e obesidade, a equipa do projeto criou um pequeno cartaz de alerta que afixou em diversos espaços da escola.

 

É uma doença que até há alguns anos atrás ocorria apenas na idade adulta, estando associada ao processo de envelhecimento. Atualmente, a incidência de diabetes não insulino-dependente ou diabetes tipo 2 tem vindo a aumentar entre crianças e adolescentes acompanhando quase em paralelo o aumento mundial da prevalência de sobrepeso e obesidade.

A situação da diabetes mais frequentemente observada em idade pediátrica até há uma década atrás era a diabetes tipo 1, caraterizada por uma incapacidade do pâncreas produzir insulina na dependência da destruição das suas células secretoras. Acontece em crianças previamente saudáveis e tem uma causa ainda não totalmente esclarecida. A diabetes tipo 2 acontece exclusivamente na dependência do excesso de gordura corporal e é caraterizada por um pâncreas inicialmente efetivo e altamente produtor de insulina. Pode-se falar de uma progressão para uma situação de diabetes tipo 2, dado que ela ocorre como que por etapas, denotando que, se a situação de sobrepeso/obesidade for curada, a situação de risco de diabetes é, pelo menos parcialmente, reversível. Na realidade, inicialmente observa-se no sangue um aumento de insulina, seguindo-se – passado um tempo variável – um aumento da glicose após as refeições. Este aumento da glicose sanguínea após a ingestão de alimentos deve-se à incapacidade da célula, do músculo, do cérebro, etc. utilizar eficazmente a insulina para aproveitar o açúcar como fonte energética. Finalmente observa-se uma situação de aumento da glicose em jejum, esta sim traduzindo a situação de diabetes. Vários autores referem que, a persistir a situação de excesso de gordura corporal, o tempo que medeia entre as primeiras alterações e a ocorrência de diabetes rondará os 2 anos, em indivíduos suscetíveis. É importante esclarecer que as complicações associadas à diabetes tipo 1, nomeadamente os problemas renais, das pequenas artérias, da retina, entre outros, também ocorrem na diabetes tipo 2.

É frequente observar-se em crianças e adolescentes obesos um espessamento e aumento da pigmentação da pele das axilas e do pescoço. Esta coloração acastanhada, muitas vezes interpretada pelas mães, educadores e colegas como falta de higiene, não é mais do que a chamada acantose nigricans e está associada a alterações da tolerância à glicose.

 

Fonte: Rego, Carla & Peças, Maria Antónia (2007) - Crescer para cima, como perevenir ou tratar a obesidade da criança e do adolescente, Obras em Curso, Oeiras, pp 67-68.

Concurso mascote Bichinho da Fruta

Está aberto o concurso para construção de mascotes do Projecto Bichinho da Fruta. O regulamento está disponível na plataforma Moodle do Agrupamento de Escolas Ourém, na pasta dos projectos.

Os alunos do 3º ciclo responderam de forma massiva ao apelo da equipa do projeto e apresentaram mascotes originais, produzidas nas aulas de Educação Visual, sob orientação da professora Sílvia Sousa, e o resultado final está à vista.

E os vencedores são

Semana da Alimentação Saudável e Atividade Física

11-15 de outubro

2ª feira

8h30      Distribuição pelas diversas turmas do 2º e 3º ciclo do ensino básico de uma peça de um puzzle para ser decorada, livremente, pelos alunos, durante o intervalo.

 

 

12h00    Recolha das peças individuais e construção do puzzle numa parede do refeitório.

3ª feira

 

 

 

 

 

 

Distribuição de folhetos diferentes nos tabuleiros do refeitório, ao almoço, com o modelo e instruções de montagem do jogo "Quantos queres?".

4ª feira

 

 

 

 

 

14h30 – Realização de actividades físicas abertas à participação de alunos, professores e funcionários da escola, mediante inscrição junto dos professores de Educação Física.

5ª feira

8h00      Deslocação de um grupo de alunos do 12º ano, acompanhados por professores ao recinto onde decorre o mercado municipal semanal para, em conjunto com a dietista Florence Gil, distribuírem folhetos de sensibilização para a adopção de hábitos de vida saudáveis na população local, realização de avaliação da composição corporal (IMC), medição da tensão arterial e, se possível, realização d avaliação dos índices de glicemia e colesterol.

6ª feira

 

 

 

 

 

Afixação de cartazes de sensibilização para o consumo moderado de produtos altamente calóricos nas máquinas de distribuição automática existentes dentro do recinto escolar.

Fotos das atividades

Um projecto

Grupo de Educação Física

Com o apoio de: